Repositórios Digitais na Educação a Distância: Dialogando com Percepções de Docentes da UAB

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17441

dc.type Text
dc.title Repositórios Digitais na Educação a Distância: Dialogando com Percepções de Docentes da UAB
dc.description No cenário dinâmico da Educação a Distância (EaD), as inovações tecnológicas surgem e assumem papel de destaque para apoiar processos de ensino-aprendizagem, a exemplo dos repositórios digitais (RD). Tendo em vista a importância dos RD na era da cibercultura, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as percepções de docentes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) sobre repositórios digitais como recursos educacionais de apoio aos processos de ensino-aprendizagem no contexto da EaD. Em termos metodológicos, a pesquisa revela-se predominantemente qualitativa, embora recorra a dados quantitativos na contextualização dos resultados. O público-alvo é formado por docentes dos cursos de licenciatura ofertados na modalidade a distância pelo programa da Universidade Aberta do Brasil de uma instituição pública federal de ensino superior. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário misto, disponibilizado em meio digital. Por meio das respostas obtidas, foi possível realizar análises e reflexões sobre a importância de haver a necessidade de um trabalho para orientação e uso dos repositórios para que os docentes conheçam a finalidade dos RD e sua relevância no âmbito de uma instituição de ensino superior. 
dc.creator Ivanda Maria Martins Silva e Jaciara Maria Felix
dc.created 2020-02-05
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17441/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.853
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Inovações tecnológicas
© Canal CECIERJ 2024