Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17444
dc.type | Text |
dc.title | A Influência das Condições Institucionais de Universidades Públicas para o Desenvolvimento de Competências Eletrônicas dos Professores no Ensino Superior |
dc.description | A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem impulsionado o uso da educação a distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmico sólido, experiência profissional e competência pedagógica. O desenvolvimento de tais competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, o presente estudo buscou analisar como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores do ensino superior relaciona-se com as condições do contexto organizacional das IES. Como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia a dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EaD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta em sua gestão universitária lacunas que precisam ser revistas com vista ao desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EaD. |
dc.creator | Milka Alves Correia Barbosa, Caroline Lins Teixeira Pinto e Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé |
dc.created | 2020-02-20 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17444/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.889 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Competências eletrônicas |