As Teorias de Aprendizagem na Produção de Materiais Didáticos na Educação a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17445

dc.type Text
dc.title As Teorias de Aprendizagem na Produção de Materiais Didáticos na Educação a Distância
dc.description A Educação a Distância tem apresentado números significativos na expansão de matrículas de alunos no Brasil, nos últimos anos. Evidencia-se nos estudos e pesquisas, a preocupação dos gestores com a qualidade do ensino e dos livros didáticos utilizados pelas instituições. O Ministério da Educação define referenciais de qualidade para a educação a distância, incluindo indicadores para a produção de material didático. Além disso, a elaboração dos materiais didáticos na educação a distância pode ser embasada em teorias de aprendizagem para que se alcancem os resultados de aprendizagem desejados pelas instituições. Neste contexto, o presente estudo objetivou investigar as teorias de aprendizagem utilizadas na produção dos livros didáticos em um curso de graduação ofertado por uma instituição de ensino superior do Extremo Sul de Santa Catarina. A pesquisa é de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, é exploratória. Utiliza-se a metodologia de estudo de caso e utiliza dados documentais. Os resultados da pesquisa apontam para uma padronização na elaboração dos materiais didáticos analisados, embora algumas alterações no formato e recursos de diagramação tenham sido identificadas. Fica evidenciada a abordagem comportamentalista, uma vez que o material analisado é focado na exposição dos conteúdos e o método de exposição deste conteúdo dá-se com repetição contínua em formato repetitivo.
dc.creator Michele Domingos Schneider, , Elisa Netto Zanette e Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias
dc.created 2020-03-12
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17445/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.896
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
© Canal CECIERJ 2024