Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17448
dc.type | Text |
dc.title | Novas Tecnologias Aplicadas na EAD: um Estudo de Caso Sobre Retenção e Evasão Escolar no Ensino Superior |
dc.description | Em um mundo cada vez mais globalizado, baseado não apenas nos custos e na inovação, onde, a velocidade é agora crítica para se ter sucesso no mercado, os profissionais precisam estar sempre preparados para os desafios de mudança, criatividade e espírito empreendedor para enfrentar a revolução do conhecimento. Novas tecnologias associadas a projetos de ensino a distância aumentam a possibilidade de acesso a um programa de formação profissional. Mesmo com o avanço tecnológico cada vez maior no ensino a distância, não foi eficiente para conter o número de evasão. Trabalhar a educação a distância não é simples, sendo necessária uma metodologia de ensino em sinergia com as ferramentas de navegação, simples de serem absorvidas pelos alunos e que venha a criar uma interação entre professores e alunos que são os grandes atores do ensino. O estudo tem como objetivo conhecer os principais fatores que contribuem para a evasão no ensino a distância e apresentar estratégias em seu controle. Conclui-se que o controle da evasão deve ser bem planejado a partir da elaboração do curso, com comunicação permanente, uma boa infraestrutura na parte de tecnologia para que o aluno possa acompanhar o curso e ter controle em relação ao software que passarão a utilizá-lo no seu dia a dia, possuir profissionais bem treinados para dar o suporte nas questões tecnológicas e pedagógicas. |
dc.creator | Claudio Marcos Maciel da Silva e Jorge Vieira da Rocha |
dc.created | 2020-07-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17448/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.919 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Gestão Universitária |