O Lugar da Pesquisa na Formação Docente no Ensino à Distância no Curso de Licenciatura em Geografia

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  • Título: O Lugar da Pesquisa na Formação Docente no Ensino à Distância no Curso de Licenciatura em Geografia
  • Autor(es): Rodrigo Lobato e Vanilda Maria Santos Teófilo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 02/06/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.945
  • Código do Recurso: 17455
  • Descrição: O presente estudo tem como o objetivo central apontar o lugar da pesquisa ao longo da formação docente no ensino à distância, desenvolvendo o estudante em sua graduação, não somente para ministrar aulas de sua ciência em específico, mas também para que este discente veja na pesquisa uma forma de gerar conhecimento. Os caminhos metodológicos dessa pesquisa percorreram três etapas. A primeira consiste na pesquisa bibliográfica para subsidiar a compreensão do sentido de professor-pesquisador. Como segunda etapa, foi realizada uma análise no currículo do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ, na modalidade EaD, no qual observa-se como esse currículo tem dado lugar a pesquisa formação do professor de Geografia. A terceira e última, está calcada no acompanhamento de 10 discentes, a partir de 2013 e o resultado de suas pesquisas que culminaram em monografias defendidas até o ano de 2019, de maneira que, corrobore com a formação docente obtida na graduação EaD. Como resultado, pode-se constatar o crescimento acadêmico desses 10 discente desde o ingresso dos mesmos no curso de graduação, de maneira o currículo analisado, ao ofertar uma disciplina todo período voltado para uma prática científica deste futuro professor de Geografia no magistério, que estará amarrando inclusive a disciplina anterior a monografia, fez diferença para o desenvolvimento desse professor-pesquisador, somado a fase de orientação para seus respectivos trabalhos de conclusão de curso. Por fim, todos os estudantes em suas monografias, mostraram-se  pesquisadores buscando desenvolver temas voltados para a sua prática pedagógica, o que significa que essa pesquisa visa a sua atuação no magistério, reforçando a ideia que esse docente não tem apenas que reproduzir conteúdo, mas usar a sala de aula para gerar conhecimento de forma dialógica com seus educandos.
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