Metodologia para Pesquisa sobre Trabalho Docente em Contextos Inovativos de Ensino à Distância à Luz da Psicodinâmica do Trabalho

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17458

dc.type Text
dc.title Metodologia para Pesquisa sobre Trabalho Docente em Contextos Inovativos de Ensino à Distância à Luz da Psicodinâmica do Trabalho
dc.description O presente artigo apresenta uma proposta metodológica mista para o estudo do trabalho docente no Ensino à Distância (EAD), à luz da Psicodinâmica do Trabalho (PDT). O texto persegue o objetivo de desenvolver um framework metodológico para pesquisas de métodos mistos em Psicodinâmica do Trabalho, tendo em vista o contexto inovativo do trabalho docente na contemporaneidade.  A PDT é a lente teórica proposta a partir de suas dimensões de contexto (condições de trabalho, organização do trabalho, relações de trabalho) e dimensões de conteúdo (prazer-sofrimento, carga psíquica, mobilização subjetiva, identidade, estratégias de defesas), consideradas pertinentes para estudo do objeto: trabalho docente no regime de EAD. O artigo apresenta uma proposta de pesquisa de campo baseada na entrevista semi-estruturada, de caráter exploratório, empregando uso de elemento-estímulo, em seu início, e questões de apoio para complementar, com a finalidade de estimular a fala sobre vivências, pensamentos e sentimentos relacionados ao trabalhar do docente no contexto de EAD. Propõe-se que o material coletado das entrevistas seja analisado, como uma narrativa totalizante sobre o objeto, por meio da técnica de Análise dos Núcleos de Sentido (ANS), própria à análise qualitativa em PDT. O texto completa a proposta metodológica com a indicação de coleta de dados quantitativos, com a aplicação de duas escalas pertencentes ao Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA): Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) e a de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST).
dc.creator , , e
dc.created 2020-08-05
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17458/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.950
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024