Sala de Aula Híbrida: uma Experiência no Ensino Fundamental

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17469

dc.type Text
dc.title Sala de Aula Híbrida: uma Experiência no Ensino Fundamental
dc.description A motivação do estudante do ensino fundamental II demanda situações didáticas que acompanhem a velocidade das informações transmitidas de forma atraente, gerando impacto positivo no desempenho escolar. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo foi avaliar a motivação de estudantes que sofreram intervenção educacional baseada em um método misto de ensino de Ciências denominado ?sala de aula híbrida?. Tal modelo é constituído por aulas presenciais e atividades no ambiente virtual de aprendizagem. Após o término da intervenção, foi aplicado o questionário MSLQ (Motivated Strategies for Learning Questionnaire) em dois grupos distintos de estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que houve diferença estatisticamente significativa dos valores médios de motivação dos grupos 1 e 2. Os participantes que sofreram intervenção educacional obtiveram valores médios superiores de motivação para orientação a metas intrínsecas, orientação a metas extrínsecas, valorização da atividade, controle de aprendizagem e auto eficácia para aprendizado em relação aos participantes que não sofreram intervenção educacional. Conclui-se que intervenção realizada revelou-se como uma abordagem inovadora e com capacidade de elevar os níveis médios de pontuações das dimensões motivacionais nos alunos no contexto estudado durante o ensino de Ciências.
dc.creator , Daniel Fábio Salvador, Marcela de Abreu Moniz e Roberta Flávia Ribeiro Rolando Vasconcellos
dc.created 2020-07-15
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17469/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.984
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino de Ciências
dc.subject Motivação
dc.subject sala de aula híbrida
© Canal CECIERJ 2024