Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17471

  • Título: Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde
  • Autor(es): Karla Angélica Silva do Nascimento e Lia Machado Fiuza Fialho
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 24/04/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.989
  • Código do Recurso: 17471
  • Descrição: A proliferação do uso das tecnologias móveis como ferramentas didáticas em aulas de graduação em cursos superiores de saúde vem ampliando-se, no entanto, tais recursos precisam ser adotados com responsabilidade, considerando realidades específicas, com vistas a qualificar o ensino e a aprendizagem; temática que merece reflexão crítica. O estudo teve como objetivo discutir a compreensão dos docentes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Fortaleza, no Ceará, sobre a importância e a adoção das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou como técnica de coleta de dados um questionário on-line composto de 15 questões ? abertas e fechadas ? para identificar a importância atribuída à integração da tecnologia móvel nas aulas e a maneira como os docentes a utilizavam didaticamente. Os resultados mostram que os professores acreditam que a utilização de tecnologias móveis pode contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem na área da Saúde, contudo, consideram fundamental investir na formação docente em serviço, pois inferem que não adianta apenas a Instituição de Ensino Superior possuir estrutura e recursos tecnológicos se não há o conhecimento profissional necessário para uma utilização qualificada.
© Canal CECIERJ 2024