Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma Disciplina, Espaços Virtuais, Interações...

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dc.title Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma Disciplina, Espaços Virtuais, Interações...
dc.description O objetivo com este artigo é discutir procedimentos que favoreceram a constituição de um ambiente virtual de aprendizagem, ao planejar e desenvolver uma disciplina de um curso de Licenciatura a distância. A discussão é realizada a partir de uma pesquisa de doutorado, em que uma disciplina foi planejada e desenvolvida com o objetivo de se constituir um ambiente virtual de aprendizagem. Na proposição e análise da disciplina, ofertada em um curso de Licenciatura de Matemática a distância, foram consideradas diferenças entre espaços e ambientes virtuais; diferentes estilos de uso do virtual dos estudantes; a definição de espaços virtuais e tecnologias digitais e elaboração de atividades, entre outros aspectos que pudessem favorecer interações em ambientes virtuais, com foco na aprendizagem dos estudantes. O que concluímos foi que a constituição do ambiente virtual de aprendizagem desta disciplina estava relacionada com a articulação entre os espaços virtuais e tecnologias digitais disponibilizadas, as tarefas e atividades propostas, e o fato de se contemplar diferentes estilos de uso do virtual dos estudantes; que favoreceram que interações fossem produzidas nos diferentes ambientes da disciplina.
dc.creator Frederico Fernandes e Suely Scherer
dc.created 2020-05-26
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17473/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.996
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
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