Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17473
dc.type | Text |
dc.title | Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma Disciplina, Espaços Virtuais, Interações... |
dc.description | O objetivo com este artigo é discutir procedimentos que favoreceram a constituição de um ambiente virtual de aprendizagem, ao planejar e desenvolver uma disciplina de um curso de Licenciatura a distância. A discussão é realizada a partir de uma pesquisa de doutorado, em que uma disciplina foi planejada e desenvolvida com o objetivo de se constituir um ambiente virtual de aprendizagem. Na proposição e análise da disciplina, ofertada em um curso de Licenciatura de Matemática a distância, foram consideradas diferenças entre espaços e ambientes virtuais; diferentes estilos de uso do virtual dos estudantes; a definição de espaços virtuais e tecnologias digitais e elaboração de atividades, entre outros aspectos que pudessem favorecer interações em ambientes virtuais, com foco na aprendizagem dos estudantes. O que concluímos foi que a constituição do ambiente virtual de aprendizagem desta disciplina estava relacionada com a articulação entre os espaços virtuais e tecnologias digitais disponibilizadas, as tarefas e atividades propostas, e o fato de se contemplar diferentes estilos de uso do virtual dos estudantes; que favoreceram que interações fossem produzidas nos diferentes ambientes da disciplina. |
dc.creator | Frederico Fernandes e Suely Scherer |
dc.created | 2020-05-26 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17473/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.996 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |