Ferramentas de Educação à Distância: Ampliando as Fronteiras no Uso de Novas Linguagens Educacionai

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17474

  • Título: Ferramentas de Educação à Distância: Ampliando as Fronteiras no Uso de Novas Linguagens Educacionai
  • Autor(es): Elenice Monte Alvarenga
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/06/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.999
  • Código do Recurso: 17474
  • Descrição: Sabe-se que, para que a educação possa cumprir seus propósitos, deve basear-se em quatro modalidades de aprendizagem fundamentais: o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e, finalmente, o aprender a ser. Com isso, pretende-se formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de se comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade. Na educação à distância isso não é diferente, devendo haver total relação entre os projetos pedagógicos de curso e estes pilares da aprendizagem. Contudo, nos moldes em que normalmente é aplicada, a educação à distância, enquanto nova linguagem educacional, não atinge em sua plenitude todas as modalidades de aprendizagem ou, ainda, eventualmente, não as atinge do modo mais eficaz. Daí a importância de discutirem-se e revisarem-se alguns aspectos que possam auxiliar aqueles que põem em prática ações de educação à distância, objetivando-se o atingimento da excelência no uso das ferramentas aplicadas a esta modalidade de ensino. Neste trabalho se discutirá, em campo teórico, a relevância de alguns subsídios práticos que favoreçam a aplicação dessa nova linguagem educativa a todas as modalidades de aprendizagem, centrando-se a discussão em aspectos relativos às teorias de aprendizagem, ao instrumental tecnológico e às relações interpessoais e posturas individuais.
© Canal CECIERJ 2024