Educação de Jovens e Adultos na Modalidade a Distância: Acesso, Permanência e Aprendizagem na Percepção dos Alunos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17477

dc.type Text
dc.title Educação de Jovens e Adultos na Modalidade a Distância: Acesso, Permanência e Aprendizagem na Percepção dos Alunos
dc.description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na modalidade a distância pode consolidar-se como uma alternativa de acesso à escolarização. Diante disso, este estudo analisa o início da oferta da EJA a distância no município de São José em Santa Catarina com o objetivo de identificar os fatores relacionados à oferta da EJA a distância que contribuem com o acesso, a aprendizagem e a permanência dos alunos. Para tanto, realizou-se um estudo de campo qualitativo com 89 alunos da EJA a distância, por meio da aplicação de um questionário. Os resultados revelam que a interação com professores e colegas e as características do próprio processo de ensino a distância são os aspectos mais positivos. As dificuldades de estudar a distância estão relacionadas a algumas características da organização do curso e às condições técnicas de acesso ao ambiente virtual. Apesar disso, destaca-se a avaliação positiva dos alunos em relação ao curso. Conclui-se que a EJA a distância pode ser uma alternativa à democratização da educação ao contribuir com o acesso, a permanência e a aprendizagem.
dc.creator Daniela Karine Ramos e Ana Lucia da Silva Bezerra
dc.created 2020-07-14
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17477/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1014
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a distância
dc.subject Ambiente Virtual de Aprendizagem
dc.subject Flexibilização
dc.subject Tecnologias
© Canal CECIERJ 2024