Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17477
dc.type | Text |
dc.title | Educação de Jovens e Adultos na Modalidade a Distância: Acesso, Permanência e Aprendizagem na Percepção dos Alunos |
dc.description | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na modalidade a distância pode consolidar-se como uma alternativa de acesso à escolarização. Diante disso, este estudo analisa o início da oferta da EJA a distância no município de São José em Santa Catarina com o objetivo de identificar os fatores relacionados à oferta da EJA a distância que contribuem com o acesso, a aprendizagem e a permanência dos alunos. Para tanto, realizou-se um estudo de campo qualitativo com 89 alunos da EJA a distância, por meio da aplicação de um questionário. Os resultados revelam que a interação com professores e colegas e as características do próprio processo de ensino a distância são os aspectos mais positivos. As dificuldades de estudar a distância estão relacionadas a algumas características da organização do curso e às condições técnicas de acesso ao ambiente virtual. Apesar disso, destaca-se a avaliação positiva dos alunos em relação ao curso. Conclui-se que a EJA a distância pode ser uma alternativa à democratização da educação ao contribuir com o acesso, a permanência e a aprendizagem. |
dc.creator | Daniela Karine Ramos e Ana Lucia da Silva Bezerra |
dc.created | 2020-07-14 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17477/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1014 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação a distância |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem |
dc.subject | Flexibilização |
dc.subject | Tecnologias |