Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17478
dc.type | Text |
dc.title | Desafios Enfrentados por Estudantes de um Curso Técnico a Distância Frente à Pandemia COVID-19 |
dc.description | O presente artigo tem como finalidade identificar os principais desafios enfrentados por estudantes de um curso técnico a distância frente à pandemia COVID-19 no acesso ao curso/disciplinas. Assim, pela emissão de relatórios de acesso no Moodle, verificou-se uma queda significativa de participação dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), considerando-se as semanas subsequentes à suspensão das atividades presenciais, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC). O curso é ofertado por uma instituição pública federal de ensino, em dois polos de apoio presencial em municípios localizados na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS). Além dos relatórios, realizou-se a aplicação de um questionário estruturado a 132 estudantes do curso. Os resultados demonstraram que o distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais têm influenciado de forma substancial na dinâmica de estudo e dedicação ao curso. Aspectos como desemprego, não possuir computador e acesso à internet, bem como o fechamento do polo de apoio presencial, mostraram-se fatores determinantes na queda de acessos. Assim, 86,4% (polo 1) e 84,8% (polo 2) dos estudantes estão sentindo a influência direta da COVID-19 em seu desempenho escolar. |
dc.creator | Nuvea Kuhn e Luis Felipe Dias Lopes |
dc.created | 2020-08-24 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17478/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1018 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Isolamento |
dc.subject | Desempenho escolar |
dc.subject | Vírus |