Desafios Enfrentados por Estudantes de um Curso Técnico a Distância Frente à Pandemia COVID-19

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17478

dc.type Text
dc.title Desafios Enfrentados por Estudantes de um Curso Técnico a Distância Frente à Pandemia COVID-19
dc.description O presente artigo tem como finalidade identificar os principais desafios enfrentados por estudantes de um curso técnico a distância frente à pandemia COVID-19 no acesso ao curso/disciplinas. Assim, pela emissão de relatórios de acesso no Moodle, verificou-se uma queda significativa de participação dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), considerando-se as semanas subsequentes à suspensão das atividades presenciais, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC).  O curso é ofertado por uma instituição pública federal de ensino, em dois polos de apoio presencial em municípios localizados na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS). Além dos relatórios, realizou-se a aplicação de um questionário estruturado a 132 estudantes do curso. Os resultados demonstraram que o distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais têm influenciado de forma substancial na dinâmica de estudo e dedicação ao curso. Aspectos como desemprego, não possuir computador e acesso à internet, bem como o fechamento do polo de apoio presencial, mostraram-se fatores determinantes na queda de acessos. Assim, 86,4% (polo 1) e 84,8% (polo 2) dos estudantes estão sentindo a influência direta da COVID-19 em seu desempenho escolar. 
dc.creator Nuvea Kuhn e Luis Felipe Dias Lopes
dc.created 2020-08-24
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17478/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1018
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Isolamento
dc.subject Desempenho escolar
dc.subject Vírus
© Canal CECIERJ 2024