Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17489

  • Título: Desafios das Famílias na Adaptação da Educação Infantil a Distância Durante a Pandemia de Covid-19: Relato de Experiência
  • Autor(es): Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros, Eliane Ramos Pereira e Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 29/09/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1051
  • Código do Recurso: 17489
  • Descrição: O estudo objetiva descrever a experiência e desafios de famílias na adaptação do Ensino Remoto para a educação infantil no contexto inicial da pandemia de COVID-19. Metodologia: Relato de experiência reflexivo fundamentado nas leis nacionais de educação e no viés filosófico e existencialista de Viktor Frankl. Para discussão se configuraram três categorias:  1) Dificuldades apresentadas nas primeiras aulas remotas; 2) Questionando o aprendizado das crianças através do Ensino Remoto e 3) Priorizando a saúde mental durante o isolamento. Conclusão: Os futuros modelos de educação a distância devem considerar o contexto socioeconômico e familiar da população, desenvolver melhores ferramentas que incluam um ensino lúdico e adequado para cada faixa etária e garantir que os professores sejam atualizados nos modelos tecnológicos de forma permanente. Sugere-se a realização de pesquisas sobre o nível de aprendizagem das crianças na modalidade Ensino Remoto e conhecer as experiências dos professores na adaptação profissional deste modelo. 
© Canal CECIERJ 2024