Educação a Distância em Tempos de Pandemia: Entre os Híbridos e Agenciamentos de uma Experiência

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  • Título: Educação a Distância em Tempos de Pandemia: Entre os Híbridos e Agenciamentos de uma Experiência
  • Autor(es): Jucimara Canto Gomes e Zeina Rebouças Corrêa Thomé
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 19/08/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1060
  • Código do Recurso: 17490
  • Descrição: O texto apresenta reflexões que seguem os agenciamentos que constituem a experiência de orientação e suporte aos professores da Rede de Ensino Estadual do Amazonas pelo Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta na operacionalização e implementação do Regime Especial de Aulas Não Presenciaiscriado em virtude da suspensão das aulas presenciais devido a Pandemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo novo corona vírus. Buscamos nas proposições latourianas e deleuzianas o entendimento de agenciamentos e híbridoscomo delineamento teórico para compreensão da realidade vivenciada, em que a educação a distância emerge como alternativa ao sistema educacional do estado, bem como aportepara o caminho metodológico trilhado tendo por base os princípios do método cartográfico.Acompanhamos assim, os movimentos que desvelam os desafios e controvérsias envolvendo humanos e não humanos em uma experiência ainda em construção tendo como ponto de conexão de entrada para coleta e análise de dados, os trabalhos realizados pelo centro de formação com curadorias, elaboração de materiais, encontros virtuais, além dos documentos norteadores das ações do Projeto ?Aula em Casa?. As reflexões nos apontam em seus primeiros traçados o papel das experiências anteriores do estado com a modalidade como contribuição para a realização do projeto, da mesma forma que, evidenciam as dificuldades que envolvem a não utilização por parte dos professores de tecnologias digitais de informação e comunicação para fins pedagógicos e ainda, o aspecto excludente do projeto devido as limitações técnicas, geográficas e realidade social.
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