Ensino de Relações Internacionais na Modalidade a Distância: Original Article a Experiência do Curso de Administração Pública Semipresencial

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17494

dc.type Text
dc.title Ensino de Relações Internacionais na Modalidade a Distância: Original Article a Experiência do Curso de Administração Pública Semipresencial
dc.description O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as ferramentas integrativas no desenvolvimento do Ensino a Distância (EaD) na disciplina de Relações Internacionais, no âmbito do curso semipresencial de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), que é oferecido em parceria com o Centro de Educação a distância do Rio de Janeiro (CEDERJ). Tal análise faz-se necessária devido à expansão do EaD no Brasil como ferramenta de inclusão educacional e, especialmente no espaço em questão, de consolidação de canais dialógicos de ensino voltados para as Relações Internacionais. Que possuem um caráter interdisciplinar e abrangente, além de agregar ao conteúdo programático da disciplina, diversos campos do conhecimento formativo dos gestores públicos sob a perspectiva da esfera internacional. Para isto, foi aplicado o mesmo questionário semiestruturado para os alunos participantes da disciplina no primeiro semestre dos anos de 2017 e 2019. Neste sentido, é possível verificar que a disciplina de Relações Internacionais (RI) do curso de Administração Pública semipresencial oferece instrumentos virtuais padrões do sistema Moodle/CEDERJ, como as Atividades a distância (ADs) e outros instrumentos padrões (quadro de avisos, sala de tutoria, entre outros), além de alguns instrumentos adicionais como: o uso de chats, e a adoção de vídeos, textos e blogs como materiais complementares. De maneira geral, os alunos consideram que a disciplina é bastante interativa. No entanto, espaços fundamentais, como a sala de tutoria ainda não são percebidos como efetivos para a promoção de diálogos e a construção de novos conhecimentos. 
dc.creator Daniel Neto Francisco
dc.created 2020-12-11
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17494/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1077
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino Semipresencial
dc.subject Ferramentas Interativas
dc.subject Moodle
© Canal CECIERJ 2024