O Ensino a Distância em Tempos de Pandemia e suas Adequações, Interações, Afetividades e Resultados

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17497

  • Título: O Ensino a Distância em Tempos de Pandemia e suas Adequações, Interações, Afetividades e Resultados
  • Autor(es): Jurandir Dutra e Carlitos Luís Sitoie
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 25/11/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1085
  • Código do Recurso: 17497
  • Descrição: A última geração de Educação a Distância é a uma modalidade de ensino que pode combinar abordagens síncronas e/ou assíncronas e tem por objetivo democratizar o acesso à educação, podendo adotar as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação por meio de plataformas virtuais interativas como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, requer ainda a adoção de práticas de cibercultura (LEVY, 1999), resultante das relações entre pessoas e as tecnologias digitais em rede, como catalisadora motivacional da interação. O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência de uma oferta de disciplina nesta modalidade, com as adequações realizadas no cenário de pandemia de COVID-19, a alunos de um curso de mestrado matriculados na Universidade Save, residentes em Massinga-Moçambique, enquanto o professor ministrante, da Universidade Federal do Amazonas, residia na cidade de Manaus-Brasil. Ambas as cidades em graus diferentes de isolamento social. Manaus, em Maio/2020, estava sob o colapso do sistema funerário e de saúde pública, com restrições severas à mobilidade urbana e Massinga, em nível 3 de alerta da Organização Mundial de Saúde, permitindo, no máximo, encontros presenciais de até quatro pessoas. Com todas essas limitações, os encontros presenciais não poderiam ocorrer. Após dificuldades de sinal de internet, a interação em tempo real mostrou-se promissora apenas através do aplicativo WhatsApp. A partir daí foi notória a solidariedade, o comprometimento, o companheirismo e o envolvimento entre os alunos e o professor. Nesse espaço coletivo a afetividade e a cooperação fluíram.
© Canal CECIERJ 2022