Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17510

  • Título: Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida
  • Autor(es): Kelmara Mendes Vieira, Gabrielle Fagundes Postiglioni, Géderson Donaduzzi, Caroline dos Santos Porto e Leander Luiz Klein
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 22/09/2020
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147
  • Código do Recurso: 17510
  • Descrição: A pandemia de COVID-19 atingiu muitos países em 2020, incluindo Brasil, que adotou diversas medidas para combater o vírus, interferindo assim na vida da sociedade, especialmente com a exigência do isolamento social. Para manter as atividades letivas, a Universidade Federal de Santa Maria iniciou o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, para os cursos presenciais. Esse estudo investigou o isolamento social, a adoção o ensino remoto e a mudança na satisfação com a vida desses estudantes. Para isso adotou-se uma survey online, cujas respostas foram analisadas com a estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes está praticando o isolamento e saindo de casa apenas para a compra de produtos essenciais. Nesse processo de ?ficar em casa? os estudantes percebem queda na produtividade, alterações de humor e sentimentos de angústia e ansiedade. A satisfação com a vida hoje é menor quando comparada a do período anterior a pandemia. Contudo, a maioria avalia positivamente os esforços para a manutenção das atividades de ensino remoto tanto no que se refere às dinâmicas que estão sendo desenvolvidas quanto à aderência as atividades.
© Canal CECIERJ 2024