- Título: Abordagem sobre Interdisciplinaridade em Saúde na Pós-Graduação em Tempos de Pandemia: Experiência de Atividade Remota e Síncrona
- Autor(es): Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Ana Tereza Bittencourt Guimarães, Cláudia Silveira Viera, Rose Meire Costa, Rosa Maria Rodrigues, Gicelle Galvan Machineski e Solange Fátima Reis Conterno
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 29/11/2020
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1161
- Código do Recurso: 17512
- Descrição: Introdução: Com a suspensão das atividades presenciais de ensino no paísdevido a pandemia de Covid-19, tem-se desenvolvido tais atividades pormeio de plataformas on-line, de forma síncrona e remota. Objetivo: Avaliare relatar a experiência de atividade remota e síncrona na pós-graduaçãostricto sensu, na modalidade de workshop sobre interdisciplinaridade naárea da saúde. Método: Estudo quali-quantitativo, descritivo e transversal,realizado em instituição pública de ensino superior. Integraram a atividade 28 pós-graduandos matriculados em mestrado e doutorado. A coletade dados ocorreu por meio de formulário do Google®, disponibilizado aosalunos na sala virtual Microsoft Teams, após cada atividade e/ou enviadopor WhatsApp®. Os dados quantitativos foram analisados considerandodomínios de estrutura, processo e resultado, por meio de estatística descritiva e os qualitativos por análise de conteúdo. Resultados: No domínio deestrutura, identifi cou-se a qualidade do acesso e equipamentos de acessoremoto e do ambiente. No domínio de processo, interação, participação edinâmica do workshop foram adequadas e houve difi culdade nas habilidades de uso da mídia digital. No domínio de resultados, a compreensão dosconteúdos explorados foi atingida. Na análise qualitativa, a categoria ?avaliação das atividades realizadas no workshop sobre interdisciplinaridade naárea da saúde? incluiu expectativas quanto a atividade; aspectos favoráveise desfavoráveis dos encontros; sentimentos vivenciados e avaliação quanto ao atendimento das expectativas. Conclusão: A atividade de ensino namodalidade remota e síncrona foi avaliada positivamente pelos participantes, relacionado ao planejamento robusto, estratégias pedagógicas para aconstrução do conhecimento, a partir de interações dialógicas síncronas etrocas de experiências entre os envolvidos.
© Canal CECIERJ 2024