- Título: Papel de Professor Tutor na Percepção de Discentes e dos Próprios Tutores
- Autor(es): Danielle Mello Ferreira e Luciana Mourão
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 11/12/2020
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1274
- Código do Recurso: 17518
- Descrição: O professor tutor é o principal responsável pela interação pedagógica, pelos processos de orientação e motivação dos alunos em suas atividades acadêmicas. O presente trabalho objetivou comparar representações sociais dos estudantes de Ensino Superior na modalidade a distância e dos próprios professores tutores acerca da função de tutoria. Participaram da pesquisa 405 tutores e 585 universitários da modalidade de educação a distância de diferentes instituições de ensino superior, totalizando uma amostra de conveniência de 990 pesquisados. Esses participantes responderam ao termo indutor ?tutor? para a evocação livre de três palavras. Com apoio do software Iramuteq, foi realizada a análise prototípica, que estrutura as representações sociais em quatro zonas distintas a partir de uma matriz que combina a ordem média e a frequência de evocação das palavras. Os resultados apontam para uma percepção positiva da figura do professor tutor, por ambos os grupos da pesquisa, com uma clara associação do papel dos tutores como uma função central na modalidade a distância. Embora haja um núcleo comum de representações entre ambos os grupos pesquisados, foram também identificadas diferenças entre eles. Enquanto os professores tutores se voltam para o seu papel acadêmico nos processos de ensino-aprendizagem, os estudantes associam a função a um amparo ao longo do curso. Os achados deste estudo sugerem uma valorização da profissão como condição de melhoria da qualidade dos cursos de graduação a distância. Os resultados são discutidos à luz da literatura da área e é feita uma proposição de agenda de estudos futuros sobre a temática.
© Canal CECIERJ 2024