Estratégias para Melhorar a Qualidade dos Textos de Alunos de Biologia do Ensino a Distância, em Consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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  • Título: Estratégias para Melhorar a Qualidade dos Textos de Alunos de Biologia do Ensino a Distância, em Consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Autor(es): Jorge Luiz Ferreira Ramineli e Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 24/03/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1129
  • Código do Recurso: 17636
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi apresentar e analisar a eficácia das estratégias interventivas propostas por um professor do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, as quais tinham a intenção de melhorar a qualidade do registro dos relatos escritos pelos alunos do estágio supervisionado, na perspectiva de se atingirem as metas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 10, Educação de Qualidade e Redução das Desigualdades, respectivamente. Para isso, foram analisadas três estratégias implantadas a partir do semestre 2017.1: a primeira delas, que aconteceu presencialmente, nos polos, correspondia à exposição dos problemas para os alunos e tutores; a segunda, também executada nos polos, foi a realização de uma atividade sobre o gênero textual roteirização; e a terceira estratégia aconteceu no formato de orientações das atividades na página da disciplina no ambiente virtual do Moodle Mandacaru. Após as intervenções foi possível evidenciar melhorias na qualidade dos textos postados pelos e-alunos, com maior criticidade do discurso, nas suas narrativas das ações pedagógicas. Percebeu-se também, no que se refere ao repensar a prática dentro do processo de formação docente, que os professores orientadores formadores se sentiram inseridos nesse papel, tanto no espaço virtual, quanto no tempo necessário para isso, estando conscientes da sua complementaridade na formação profissional do eu pedagógico desses futuros educadores e educadoras. Observou-se, ainda, que essas ações estavam em consonância com os objetivos 4 e 10, na medida em que se vincularam às suas premissas, a diminuição das desigualdades e a busca pela sustentabilidade.
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