Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17641
dc.type | Text |
dc.title | A Mediação Pedagógica a Distância como Processo de Formação Docente: o Caso da UNIVESP |
dc.description | O trabalho objetiva analisar a formação docente para a educação a distância no ensino superior, com foco no programa ?Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância? desenvolvido pela UNIVESP. A pesquisa, de caráter qualitativo, estrutura-se a partir da análise de conteúdo de 236 relatórios de facilitadores que atuavam nos cursos de Licenciatura ofertados pela instituição em 2020. Dos resultados desta investigação, o que se evidencia são algumas premissas fundamentais para o êxito de propostas nesse âmbito. Dentre as principais, destaca-se o incentivo à mediação pedagógica, convergindo interação e colaboração por pares em elementos formadores da ação educativa. A pesquisa aponta que a grande preocupação dos futuros docentes envolve os aspectos práticos da formação, considerando a organização pedagógica, a conduta adequada ao lidar com os estudantes, o preparo para atuar em disciplinas correlatas às áreas de formação, bem como a disponibilidade e participação na aprendizagem do alunado. Por fim, a pesquisa revela ser fundamental que o programa de formação docente para EaD promova o fortalecimento das conexões entre os agentes dos processos de ensino e aprendizagem, promovendo interações e possibilidades didáticas com o conteúdo, o modelo pedagógico e a tecnologia do ambiente virtual de aprendizagem. |
dc.creator | Bruno José Betti Galasso e Fernanda Guinoza Matuda |
dc.created | 2021-03-23 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17641/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1323 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Formação docente |
dc.subject | Educação a distância |
dc.subject | Mediação pedagógica |