Por uma Nova Formação Docente: Por Que É Importante Aprender a Usar Tecnologias no Processo Formativo?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17643

  • Título: Por uma Nova Formação Docente: Por Que É Importante Aprender a Usar Tecnologias no Processo Formativo?
  • Autor(es): Mônica Garbin e Edison Trombeta de Oliveira
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 13/08/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1347
  • Código do Recurso: 17643
  • Descrição: O ano de 2020 foi acometido pela pandemia do SARS-CoV-2, ocasionando uma migração dos currículos desenvolvidos na modalidade presencial das instituições educacionais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Diante deste contexto, urge discussão a respeito da formação de professores para bem utilizar as tecnologias em um contexto educacional. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar um caso específico de formação de professores para o uso de tecnologia em licenciatura frente a demandas de professores em exercício. Trata-se de um trabalho teórico-prático motivado por dados empíricos, de discussão de currículo. O lócus da pesquisa é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), instituição pública paulista totalmente a distância, com mais de 45 mil alunos ativos. Os dados empíricos motivadores da pesquisa foram extraídos da avaliação de um curso de formação sobre o uso de tecnologias para aulas remotas. Foi possível perceber, por meio de análise de ementas, trabalhos entregues e propostas de projetos as possibilidades de formação para apropriação das tecnologias de maneira crítica na formação de professores, como um elemento básico em sua formação, seja inicial ou continuada.
© Canal CECIERJ 2024