O Aporte de Algumas Tecnologias na Revisão de Conceitos de Física 1

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17646

dc.type Text
dc.title O Aporte de Algumas Tecnologias na Revisão de Conceitos de Física 1
dc.description O artigo apresenta os aportes teóricos que nortearam uma proposta do uso de algumas tecnologias digitais (TD) em relação ao déficit de conhecimento em Física básica de alunos ingressantes nos cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O índice de retenção nessa disciplina acarreta um problema denominado ?bolsão?, caracterizado por um número alto de estudantes que precisam refazer a disciplina e encontram-se em uma lista de espera. Assim, desenvolveu-se o curso (Re)visando Física, na plataforma Moodle, de modo a contemplar os principais conteúdos que compõe os conhecimentos prévios da disciplina à disciplina de Física 1. A formatação do curso pensada em um viés das tecnologias digitais, a contar do pressuposto da sabedoria digital, contou com os aportes do Conectivismo e dos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) que são examinados detidamente e, associados por meio de mapas conceituais.Considerou-se, portanto, que o uso dessas teorias em sinergia oferece um embasamento teórico que possibilita ao professor maior segurança no desenvolvimento de seus recursos didáticos digitais.
dc.creator Keli Maurina Cristina e Tarliz Liao
dc.created 2021-09-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17646/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1378
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Palavras-chave: Ensino de Física
dc.subject Educação tecnológica
dc.subject Formação inicial de professores
© Canal CECIERJ 2024