Defesas On-line de Monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas do EaD IBRAG/UERJ em Tempos de Pandemia da COVID-19

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17647

  • Título: Defesas On-line de Monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas do EaD IBRAG/UERJ em Tempos de Pandemia da COVID-19
  • Autor(es): Mariana Castro de Vasconcelos, Luiz Eduardo Macedo de Lacerda, Karine Pereira Albuquerque de Souza e Sonia Barbosa dos Santos
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 10/11/2021
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1389
  • Código do Recurso: 17647
  • Descrição: O Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na modalidade de Ensino a Distância (EaD), possui na grade curricular atualmente as disciplinas de Projeto Final (currículo antigo) e Trabalho de Conclusão de Curso 2 (currículo novo). Como produto final dessas disciplinas, os alunos devem desenvolver uma monografia e apresentá-la através de uma defesa pública. Contudo, devido ao afastamento social imposto pela pandemia da COVID-19, as defesas públicas presenciais ainda não são recomendadas, pois geram aglomerações que facilitam a transmissão e contágio do vírus. O objetivo deste trabalho foi discutir as percepções dos discentes (concluintes) e docentes (orientadores) a respeito das defesas on-line, registrando as adaptações realizadas em ambas as disciplinas. Para isso utilizamos as informações obtidas durante as etapas da defesa e realizamos um levantamento de dados a partir de dois questionários elaborados pelo Google Forms, destinados aos orientadores e discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UERJ. Foram realizadas 20 defesas públicas on-line, utilizando Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), como webconferências e formulários eletrônicos. A plataforma mais utilizada nas defesas foi o Google Meet e a maioria dos entrevistados aprovou essa mudança. Por isso, sugere-se que os discentes e seus orientadores possam optar pela defesa presencial ou on-line após o fim da pandemia. A partir dessa nova experiência notamos a necessidade de um ambiente virtual padronizado e institucional para defesa pública, que permita o acesso aberto para qualquer público que deseje participar.
© Canal CECIERJ 2024