Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17648
dc.type | Text |
dc.title | Relação Professor-Aluno: Interações Pedagógicas em Ambientes Digitais no Ensino Fundamental em Tempo de Pandemia |
dc.description | Neste artigo, faremos uma apresentação sobre o caminho escolhido pela Secretaria de Educação do município de São Paulo para a realização das atividades escolares na educação básica entre os meses de abril e dezembro de 2020, com o uso de aplicativo e livro impresso enviado ao estudante, tendo em vista o contexto de quarentena e isolamento social da cidade de São Paulo adotada no período. Temos três objetivos, a saber: (i) descrever as ferramentas de interação adotadas pelo munícipio como meiode formação dos estudantes e interação professor-aluno; (ii) verificar se, além da questão de interação educacional, outras medidas foram instituídas com a finalidade de atendimento às famílias; e (iii) discutir sobre as estratégias adotadas pelo município a fim de atender aos estudantes e suas famílias. A metodologia utilizada é a pesquisa documental (GIL, 2002). Os resultados alcançados confirmam que foram adotadas estratégias utilizando plataforma digital e envio de livros aos estudantes pela Secretaria Municipal de Educação. No entanto, faz-se necessário pensar em caminhos alternativos para estudantes e docentes que não possuem acesso à tecnologia digital ou residem em áreas onde o livro não foi entregue, para que seja possível a interação entre professor-aluno, de modo a mitigar desigualdades no acesso à educação. Dessa forma, evidenciamos que estratégias digitais de ensino-aprendizagem adotadas na Educação Básica, quer seja em momento de isolamento social ou de atendimento presencial, devem levar em consideração as diferentes realidades sociais para que tenham efetividade. |
dc.creator | Patricia Margarida Coelho e Suzana Cristina Andrade Moura |
dc.created | 2021-08-13 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17648/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1397 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação Básica |
dc.subject | Interação digital |
dc.subject | Isolamento Social |