Relação Professor-Aluno: Interações Pedagógicas em Ambientes Digitais no Ensino Fundamental em Tempo de Pandemia

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17648

dc.type Text
dc.title Relação Professor-Aluno: Interações Pedagógicas em Ambientes Digitais no Ensino Fundamental em Tempo de Pandemia
dc.description Neste artigo, faremos uma apresentação sobre o caminho escolhido pela Secretaria de Educação do município de São Paulo para a realização das atividades escolares na educação básica entre os meses de abril e dezembro de 2020, com o uso de aplicativo e livro impresso enviado ao estudante, tendo em vista o contexto de quarentena e isolamento social da cidade de São Paulo adotada no período. Temos três objetivos, a saber: (i) descrever as ferramentas de interação adotadas pelo munícipio como meiode formação dos estudantes e interação professor-aluno; (ii) verificar se, além da questão de interação educacional, outras medidas foram instituídas com a finalidade de atendimento às famílias; e (iii) discutir sobre as estratégias adotadas pelo município a fim de atender aos estudantes e suas famílias. A metodologia utilizada é a pesquisa documental (GIL, 2002). Os resultados alcançados confirmam que foram adotadas estratégias utilizando plataforma digital e envio de livros aos estudantes pela Secretaria Municipal de Educação. No entanto, faz-se necessário pensar em caminhos alternativos para estudantes e docentes que não possuem acesso à tecnologia digital ou residem em áreas onde o livro não foi entregue, para que seja possível a interação entre professor-aluno, de modo a mitigar desigualdades no acesso à educação. Dessa forma, evidenciamos que estratégias digitais de ensino-aprendizagem adotadas na Educação Básica, quer seja em momento de isolamento social ou de atendimento presencial, devem levar em consideração as diferentes realidades sociais para que tenham efetividade. 
dc.creator Patricia Margarida Coelho e Suzana Cristina Andrade Moura
dc.created 2021-08-13
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17648/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1397
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação Básica
dc.subject Interação digital
dc.subject Isolamento Social
© Canal CECIERJ 2024