Horta Acadêmica e Ensino Superior a Distância: uma Experiência em um Polo Presencial no Rio de Janeiro

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17649

dc.type Text
dc.title Horta Acadêmica e Ensino Superior a Distância: uma Experiência em um Polo Presencial no Rio de Janeiro
dc.description Hortas em instituições de ensino se caracterizam como locais capazes de ampliar as relações interpessoais através da realização de atividades didáticas e de sociabilidade. Este potencial integrador pode vir a preencher lacunas relacionadas a dificuldade do estudante se adaptar às diferenças entre os ambientes físico e virtual no ensino superior a distância. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e manutenção de uma horta em um polo de apoio presencial situado no estado do Rio de Janeiro e que envolveu a participação das comunidades acadêmica e externa. Foram organizadas duas oficinas com 28 estudantes e nove tutores presenciais do curso de licenciatura em ciências biológicas. Utilizou-se questionários pré e pós atividade para coletar a opinião dos participantes sobre a ação proposta. Foi constatado que tanto os estudantes como os tutores presenciais vislumbraram a horta acadêmica como facilitadora do processo ensino-aprendizagem, embora 29% dos participantes tenham considerado difícil a sua implantação. Desta forma, a horta foi considerada uma experiência didática viável na EaD, promovendo espaços de práticas de ensino, pesquisa e extensão.
dc.creator Mônica Pereira, Anderson dos Santos Portugal e Fátima Kzam Damaceno de Lacerda
dc.created 2021-07-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17649/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1399
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Educação Ambiental
dc.subject Interdisciplinaridade
dc.subject Mediação pedagógica
© Canal CECIERJ 2024