Interação e Aprendizagem com a Resolução de Problemas na Educação a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17652

dc.type Text
dc.title Interação e Aprendizagem com a Resolução de Problemas na Educação a Distância
dc.description A interação entre educador e educando é cada vez mais buscada nos processos de ensino e aprendizagem e as metodologias ativas possibilitam este envolvimento. As características essenciais da Educação a Distância favorecem a adoção de metodologias que promovem a atitude ativa na aprendizagem. Neste trabalho, pretendeu-se a analisar o potencial da intervenção da aplicação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em um curso na modalidade a distância, implementada a partir de contextos problemáticos do quotidiano dos cursistas e com o recurso das TDIC, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Adotou-se uma pesquisa qualitativa e aplicada e, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a intervenção pedagógica, entrelaçadas a pesquisa de campo e a observação participante. Os resultados apontam que a metodologia ABRP favoreceu o engajamento, a interação e a aprendizagem dos alunos, bem como a condição do cursista em criar processos de construção de conhecimento, de modo reflexivo e colaborativo.
dc.creator Roberta de Sousa Almeida e Marize Lyra Silva Passos
dc.created 2021-06-02
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17652/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1420
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject pt
© Canal CECIERJ 2024