Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17652
dc.type | Text |
dc.title | Interação e Aprendizagem com a Resolução de Problemas na Educação a Distância |
dc.description | A interação entre educador e educando é cada vez mais buscada nos processos de ensino e aprendizagem e as metodologias ativas possibilitam este envolvimento. As características essenciais da Educação a Distância favorecem a adoção de metodologias que promovem a atitude ativa na aprendizagem. Neste trabalho, pretendeu-se a analisar o potencial da intervenção da aplicação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em um curso na modalidade a distância, implementada a partir de contextos problemáticos do quotidiano dos cursistas e com o recurso das TDIC, sobre a ótica dos sujeitos envolvidos. Adotou-se uma pesquisa qualitativa e aplicada e, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a intervenção pedagógica, entrelaçadas a pesquisa de campo e a observação participante. Os resultados apontam que a metodologia ABRP favoreceu o engajamento, a interação e a aprendizagem dos alunos, bem como a condição do cursista em criar processos de construção de conhecimento, de modo reflexivo e colaborativo. |
dc.creator | Roberta de Sousa Almeida e Marize Lyra Silva Passos |
dc.created | 2021-06-02 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17652/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1420 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | pt |