Modelos Pedagógicos Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica Nacional e Internacional

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17653

dc.type Text
dc.title Modelos Pedagógicos Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica Nacional e Internacional
dc.description O presente artigo trata de um mapeamento de Modelos Pedagógicos baseados em Competências Digitais para o aluno da Educação a Distância. Para isso, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio de dois procedimentos: 1) Revisão teórica e análise de trabalhos em nível nacional e internacional e 2) Cruzamento dos resultados para compor o mapeamento com elementos do Modelo Pedagógico. Na revisão teórica, identificaram-se 209 trabalhos, dos quais foram selecionados 19. A partir da análise e do cruzamento, foram constatadas muitas diferenças em relação aos modelos pedagógicos nacionais e internacionais. Dentre elas está a definição de competências digitais para a construção de um perfil acadêmico digital dos alunos, bem como a estrutura tecnológica pensada e proporcionada para uma aprendizagem totalmente on-line. Como resultado, definiram-se recomendações e um quadro com elementos/indicadores para um modelo baseado em competências digitais.  Este resultado objetiva auxiliar docentes, o que inclui pensar nas estratégias de aplicação e avaliação de competências digitais em processos de ensino e de aprendizagem a distância. Assim, acompanhando o aluno e promovendo a discussão em busca de inovações tecnológicas que promovam a qualidade na Educação a Distância.
dc.creator Ketia Kellen Araújo da Silva e Patricia Alejandra Behar
dc.created 2021-08-31
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17653/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Modelos Pedagógicos
© Canal CECIERJ 2024