Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17653
dc.type | Text |
dc.title | Modelos Pedagógicos Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica Nacional e Internacional |
dc.description | O presente artigo trata de um mapeamento de Modelos Pedagógicos baseados em Competências Digitais para o aluno da Educação a Distância. Para isso, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio de dois procedimentos: 1) Revisão teórica e análise de trabalhos em nível nacional e internacional e 2) Cruzamento dos resultados para compor o mapeamento com elementos do Modelo Pedagógico. Na revisão teórica, identificaram-se 209 trabalhos, dos quais foram selecionados 19. A partir da análise e do cruzamento, foram constatadas muitas diferenças em relação aos modelos pedagógicos nacionais e internacionais. Dentre elas está a definição de competências digitais para a construção de um perfil acadêmico digital dos alunos, bem como a estrutura tecnológica pensada e proporcionada para uma aprendizagem totalmente on-line. Como resultado, definiram-se recomendações e um quadro com elementos/indicadores para um modelo baseado em competências digitais. Este resultado objetiva auxiliar docentes, o que inclui pensar nas estratégias de aplicação e avaliação de competências digitais em processos de ensino e de aprendizagem a distância. Assim, acompanhando o aluno e promovendo a discussão em busca de inovações tecnológicas que promovam a qualidade na Educação a Distância. |
dc.creator | Ketia Kellen Araújo da Silva e Patricia Alejandra Behar |
dc.created | 2021-08-31 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17653/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Modelos Pedagógicos |