Uma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake News

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17656

dc.type Text
dc.title Uma Comunidade de Aprendizagem Online na Conscientização Contra as Fake News
dc.description Este artigo aborda o tema das Fake News nas redes sociais, a partir do Relato de Experiência de um projeto realizado com uma turma de 18 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio em uma Escola Estadual do Vale do Paraíba - SP. O projeto teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento do senso crítico-científico e da responsabilidade social diante de informações e notícias compartilhadas em redes sociais, utilizando como estratégia educacional a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Devido ao distanciamento social e a consequente suspensão das atividades escolares, foram utilizados como meios de comunicação com os alunos e como registro das atividades um grupo no aplicativo WhatsApp e a comunidade de aprendizagem online Cuboz. Inicialmente foi solicitado que os estudantes respondessem a um questionário online para análise da familiarização deles com o tema e, a partir desta estratégia, realizaram-se análises e debates de notícias falsas veiculadas em diferentes redes sociais. O processo metodológico perpassou pelas seguintes etapas: (i) criação dos perfis dos estudantes no Cuboz, criação da rede ?Fato ou fake??, também no Cuboz e inclusão de todos os estudantes nela.; (ii) divisão dos estudantes em 6 grupos de trabalho; (iii) disponibilização de portfólios com notícias para análises, e modelos de verificação; (iv) produção de  folders informativos quanto ao tema; e (v) elaboração de vídeos para a conscientização contra as Fake News. Durante todo o processo de aplicação do projeto buscou-se desenvolver competências técnicas e transversais, tais como capacidade de investigação, o envolvimento e o comprometimento social com atitudes responsáveis de intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que os adolescentes têm consciência de seu papel como cidadãos formadores de opiniões e que o uso da Rede Cuboz foi um fator positivo neste processo.
dc.creator Carlos Alberto Moreira dos Santos, Alessandra Auxiliadora de Souza Conceição, Danilo Alvarenga Corrêa, Iara Rosa Silva, Mariana Aranha de Souza, Marco Antonio Carvalho Pereira e Luísa Miranda Nunes da Costa Ignacio
dc.created 2021-11-04
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17656/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1453
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Fake News
dc.subject Aprendizagem Baseada em Projetos
dc.subject Cuboz
© Canal CECIERJ 2024