Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17666
dc.type | Text |
dc.title | Estratégias de Treinamento Profissional para Atendimento Odontológico em um Cenário De Pandemia De Sars-Cov-2 |
dc.description | A pandemia causada pelo coronavírus trouxe inúmeros desafios para o ensino superior, principalmente nos cursos da área da saúde devido às diversas atividades práticas com os pacientes, aumentando o risco de contaminação. O objetivo do trabalho foi relatar o processo de capacitação em biossegurança em assistência odontológica frente a um cenário de pandemia e risco de contaminação por SARS-CoV-2 e avaliar seu impacto na retomada da prática clínica. A partir do protocolo de biossegurança construído coletivamente para o atendimento clínico, foi aplicado o treinamento à distância a todos os 398 alunos e professores da Faculdade de Odontologia utilizando o ambiente virtual e diversos recursos online. Ao final, foi aplicado um questionário a todos os participantes, e aos alunos do último período, também o treinamento prático antes do retorno ao serviço. 96% participaram das atividades e as relataram como importantes. Os alunos do último período sentiram-se mais seguros para retornar aos cuidados e puderam perceber um avanço quanto aos procedimentos de biossegurança a serem utilizados. O processo de treinamento e atualização dos protocolos de biossegurança para atendimento odontológico responsável em fase de pandemia pelo COVID-19 foi importante, pois reduziu a ansiedade e mobilizou a integração de professores e alunos do curso de Odontologia em torno da busca de conhecimentos para atendimento odontológico seguro. |
dc.creator | Juliane Avansini Marsicano, Rosana Leal do Prado, Ligia Teixeira de Oliveira, Claudia Oliveira Lima Coelho, Bruna Souza Andrade e Eliane Cristina Gava Pizi |
dc.created | 2021-12-22 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17666/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1532 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | E-Learning |