Fatores que Influenciam a Satisfação de Discentes com Instituições Educacionais na Modalidade a Distância no Ensino Superior Brasileiro

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17672

dc.type Text
dc.title Fatores que Influenciam a Satisfação de Discentes com Instituições Educacionais na Modalidade a Distância no Ensino Superior Brasileiro
dc.description  O objetivo desta pesquisa é identificar os fatores antecedentes que afetam a qualidade percebida do curso e a posterior satisfação dos alunos com instituições de ensino superior na modalidade a distância. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, com corte transversal e dados quantitativos obtidos por meio de aplicação de questionário eletrônico. Os dados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que os construtos de suporte à aprendizagem, risco financeiro e habilidade tecnológica influenciam a qualidade percebida do curso que, por sua vez, impacta positivamente a satisfação com a instituição de ensino pelos discentes. Logo, há contribuição teórica para a área de ensino-aprendizagem. De forma prática, os resultados confirmam caminhos para a ampliação da modalidade EaD, contribuindo para o aprimoramento e a criação de novas tecnologias voltadas ao ensino EaD, assim como de metodologias de ensino, de forma a aumentar sua utilização exponencialmente, a adesão de mais alunos e o processo de melhoria contínua dos resultados.
dc.creator Paulo de Jesus Santos Silva e Sérgio Augusto Pereira Bastos
dc.created 2022-02-23
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17672/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1572
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino-Aprendizagem
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Qualidade Percebida
dc.subject Satisfação com Instituições de Ensino
© Canal CECIERJ 2024