Educação Física e Ensino Remoto Emergencial: Percepções de Diferentes Sujeitos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17675

dc.type Text
dc.title Educação Física e Ensino Remoto Emergencial: Percepções de Diferentes Sujeitos
dc.description  A pandemia da COVID-19 impactou a sociedade brasileira, desencadeando medidas de prevenção à doença, restringindo espaços considerados de alto risco e induzindo o fechamento de escolas por tempo indeterminado. Desse modo, o Ministério da Educação através da Portaria nº 544, substituiu as aulas presenciais por remotas durante a pandemia, configurando assim o ensino remoto emergencial. Institucionalizado, este ensino fomenta questionamentos e incertezas sobre seus efeitos no processo pedagógico, principalmente relacionados à Educação Física devido seu caráter particular de aprendizado. Assim, este trabalho investigou percepções e impressões de diferentes sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da EF escolar frente ao ensino remoto emergencial. A coleta de dados ocorreu por convite, através de questionário de caráter misto com dez questões entre abertas e fechadas, aplicadas de forma virtual. Utilizamos estatística descritiva de frequência e porcentagem e Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para análise dos dados. Os achados mostram que há diferenças expressivas nas percepções sobre o ensino remoto emergencial e seus efeitos no processo escolar, dividindo opiniões e impressões sobre a temática. Além disso, os dados apresentam percepções mais concordantes referentes à perda nas relações entre professor/aluno no processo pedagógico, dificuldades de acesso e sobre o crescimento da inatividade física dos alunos nesse período. Por fim, apesar das dificuldades enfrentadas, os sujeitos caracterizam o ensino remoto emergencial como uma estratégia parcialmente positiva para o aprendizado do componente curricular. 
dc.creator José Antonio da Silva Ferreira Júnior, Letícia Corrêa Vaz e Mauren Assis de Souza
dc.created 2021-10-22
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17675/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1580
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação Física
© Canal CECIERJ 2024