- Título: Ensino Remoto Emergencial e Reforma Neoliberal da Educação Brasileira: Tecendo Relações
- Autor(es): Fabio Rapello Alencar e Valquiria da Silva Barros
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 16/09/2021
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1596
- Código do Recurso: 17679
- Descrição: A pandemia de COVID-19 exigiu medidas extremas para conter a circulação do vírus e o isolamento social foi a estratégia sanitária que mais se destacou no controle das curvas de contaminação semanal. Essa medida exigiu reorientação do comportamento e das práticas sociais, impondo à população mundial restrições de circulação, exigindo de todos a adaptação às novas formas de se relacionar. Nesse contexto, a escola foi uma das instituições que mais foram afetadas. Com a suspensão do ensino presencial, o ensino remoto emergencial (ERE) foi a solução sugerida pelo Ministério da Educação (MEC) e adotada pelos outros entes federativos. Contudo, sem contar com planejamento pedagógico adequado e sem consultar os agentes envolvidos no processo educacional, o processo de ensino implantado em tempos de reclusão doméstica evidencia a exclusão digital como o maior entrave na implementação desse modelo. Esse texto apresenta uma breve discussão que contempla a implementação do ERE na pandemia como uma estratégia que abre precedentes para a implantação da Educação a distância (EaD) como modelo de ensino em conformidade com interesses neoliberais no processo de privatização da Educação básica no Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório que se baseia no conceito de neoliberalismo educacional, de Christian Laval (2019) e dos estudos de Luiz Carlos Freitas (2018) sobre a mercantilização da Educação no Brasil.
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