Percepções Quanto ao Uso de Ferramentas Tecnológicas na Aprendizagem de Contabilidade

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17682

  • Título: Percepções Quanto ao Uso de Ferramentas Tecnológicas na Aprendizagem de Contabilidade
  • Autor(es): Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Thom Christian Ribeiro Theodoro e Gustavo Salomão Pinto
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/04/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1611
  • Código do Recurso: 17682
  • Descrição: O papel das ferramentas tecnológicas no ensino de contabilidade tem sido destaque, especialmente no processo da aprendizagem a distância. Este estudo objetivou analisar as percepções quanto ao uso dessas ferramentas no ensino a distância de contabilidade gerencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem do problema, e descritiva, no que se refere aos objetivos. Os dados foram coletados a partir de uma experiência com uso de tecnologias junto a graduandos de uma disciplina de Contabilidade Gerencial, oferecida a distância, de uma universidade federal da Região Sul do Brasil. Foram analisadas suas percepções por meio de questionários aplicados no início e no final do segundo semestre de 2019. Os resultados apontaram que 20% dos estudantes apenas concordaram que diferentes técnicas de aprendizagem auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais para exercer a profissão, e 80% concordaram plenamente. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se o fomento à utilização da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, aliados à necessidade de aplicação de tecnologias de informação exigidas do profissional contábil pelo mercado de trabalho. Os achados corroboram as afirmativas da literatura, que instigam que o uso dessas ferramentas não se limita à sala de aula presencial, pois a necessidade de inovação e a crescente expansão tecnológica impõem ao profissional o constante desafio da percepção e adaptação ao uso desses instrumentos. 
© Canal CECIERJ 2024