Ambiente Virtual de Ensino em Laboratórios de Química (AQuí): Expandindo o Ensino no YouTube

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17684

  • Título: Ambiente Virtual de Ensino em Laboratórios de Química (AQuí): Expandindo o Ensino no YouTube
  • Autor(es): Adriane Lettnin Roll Feijo, Aline Lisbôa Medina, Fernanda Macke Hellwig e Michel Mansur Machado
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 18/01/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1623
  • Código do Recurso: 17684
  • Descrição: As ferramentas de tecnologia digitais da informação e comunicação vem sendo utilizadas como aliadas no ensino. O ensino de química por vezes necessita de atividades práticas em laboratórios para melhor elucidar o conteúdo, e utilizar vídeos voltados para esta abordagem podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Este estudo, de caráter descritivo, qualitativo e quantitativo, tem por objetivo descrever a confecção de vídeos-manuais voltados ao manuseio de equipamentos em laboratórios de química, e analisar o alcance e a satisfação do material produzido e disponibilizado no canal ?Projeto AQuí? no YouTube. O material didático foi elaborado por alunos de graduação, seguindo os passos de pré-produção, produção e pós produção descritos neste trabalho. Através dos indicadores obtidos pelo YouTube Analytics, foi possível verificar o alcance do material produzido, e através dos comentários deixados voluntariamente na página foi possível perceber a satisfação dos espectadores com o material. Com base nas métricas analisadas, o canal ?Projeto AQuí? no YouTube cumpre sua proposta de divulgação de material sobre operações laboratoriais, com um alcance nacional e internacional, sendo utilizado por instituições de ensino técnico e de ensino superior.  
© Canal CECIERJ 2024