Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17686
dc.type | Text |
dc.title | (RE)pensando a Formação Docente: o que o Ensino Remoto Emergencial Diz sobre a Formação do professor? |
dc.description | O ensino remoto emergencial foi criado para adaptar as práticas da educação formal. Esta ação, entendida como provisória, desvelou movimentos e urgências que estão para além do contexto de pandemia do novo Coronavírus. Neste artigo, foi utilizada a metodologia de revisão sistemática de literatura para realizar um levantamento sobre os desafios apresentados no ensino emergencial remoto e traçar reflexões sobre as características necessárias nos docentes no mundo permeado pela cibercultura. Os resultados apontaram que os desafios enfrentados pelos docentes independem de nível de ensino: falta de formação para atuar com tecnologias; alunos apáticos e sem acesso à internet; docentes sobrecarregados com múltiplas atividades, são alguns deles. Conclui-se apontando a necessidade de uma formação docente que abarque distintas e novas competências e habilidades necessárias para sua atuação no contexto atual de ensino remoto e no ensino híbrido em um cenário pós-pandemia. |
dc.creator | Dorcas Janice Weber e Elaine Jesus Alves |
dc.created | 2022-04-08 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17686/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1632 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Formação docente |
dc.subject | Tecnologias educativas |
dc.subject | Ensino remoto |