(RE)pensando a Formação Docente: o que o Ensino Remoto Emergencial Diz sobre a Formação do professor?

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dc.title (RE)pensando a Formação Docente: o que o Ensino Remoto Emergencial Diz sobre a Formação do professor?
dc.description O ensino remoto emergencial foi criado para adaptar as práticas da educação formal. Esta ação, entendida como provisória, desvelou movimentos e urgências que estão para além do contexto de pandemia do novo Coronavírus. Neste artigo, foi utilizada a metodologia de revisão sistemática de literatura para realizar um levantamento sobre os desafios apresentados no ensino emergencial remoto e traçar reflexões sobre as características necessárias nos docentes no mundo permeado pela cibercultura. Os resultados apontaram que os desafios enfrentados pelos docentes independem de nível de ensino: falta de formação para atuar com tecnologias; alunos apáticos e sem acesso à internet; docentes sobrecarregados com múltiplas atividades, são alguns deles. Conclui-se apontando a necessidade de uma formação docente que abarque distintas e novas competências e habilidades necessárias para sua atuação no contexto atual de ensino remoto e no ensino híbrido em um cenário pós-pandemia.
dc.creator Dorcas Janice Weber e Elaine Jesus Alves
dc.created 2022-04-08
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17686/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1632
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Formação docente
dc.subject Tecnologias educativas
dc.subject Ensino remoto
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