Educação a Distância em Medicina Veterinária: História, situação atual Revisões e Perspectivas Futuras (uma Revisão Sistemática)

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17688

  • Título: Educação a Distância em Medicina Veterinária: História, situação atual Revisões e Perspectivas Futuras (uma Revisão Sistemática)
  • Autor(es): José Miguel Velásquez Salazar e Maria Angelica Miglino
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 17/01/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1635
  • Código do Recurso: 17688
  • Descrição: A tecnologia revolucionou a educação tornando-a mais acessível, superando as barreiras de tempo e espaço e reduzindo custos para graduandos e profissionais. Na medicina veterinária, assim como em outras áreas do conhecimento, a educação a distância tem evoluído, posicionando-se na vanguarda dos avanços tecnológicos. Hoje, muitas ferramentas, cursos e plataformas online estão disponíveis para facilitar e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de instituições e alunos. No entanto, decorrente da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), instituições de ensino e alunos de medicina veterinária ao redor do mundo ficaram obrigados a utilizar ferramentas de educação a distância, muitos destes sem estar preparados nem conhecer as ferramentas disponíveis ou não contando com as ferramentas necessárias. Neste sentido, buscando oferecer aos alunos e educadores informações sobre a evolução da educação a distância na medicina veterinária, sua situação atual e as ferramentas disponíveis, foi realizada uma revisão sistemática usando as bases de dados Science Direct, Scopus e Google Scholar, reunindo mais de 244 artigos de revistas científicas, e finalmente 116 artigos foram selecionados. Os artigos selecionados foram analisados pela história, plataformas e recursos disponíveis, dificuldades, situação atual e perspectivas futuras, bem como as vantagens e necessidade da educação a distância na atual situação de pandemia. Podemos concluir que a educação a distância é atualmente uma ferramenta indispensável na medicina veterinária, complementando os cursos presenciais e reduzindo custos. Isso levou ao desenvolvimento de várias plataformas, aplicativos e recursos educacionais online que facilitam e aprimoram o processo de ensino-aprendizagem para instituições educativas, estudantes de veterinária e profissionais.
© Canal CECIERJ 2024