Evasão em Cursos MOOC: um Estudo de Caso

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17691

  • Título: Evasão em Cursos MOOC: um Estudo de Caso
  • Autor(es): Maria Luiza Ledesma Rodrigues e Marcus Vinicius Maltempi
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 03/05/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1644
  • Código do Recurso: 17691
  • Descrição: Esta pesquisa investigou os motivos que levaram os estudantes à desistência do curso Lei das Águas, oferecido pelo Portal de Capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), configurando evasão. Para atingir esse objetivo, a coleta de dados consistiu na análise do curso e dos relatórios associados disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), questionário fechado e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados das entrevistas semiestruturadas foi realizada de acordo com a análise de conteúdo e para a sistematização, a triangulação metodológica. Os resultados apontam que os motivos de evasão dos estudantes nesse curso estão relacionados a falta de tempo para dedicação ao curso e problemas familiares. 
© Canal CECIERJ 2024