Ensino Remoto Emergencial: Pesquisa sobre a Percepção Inicial dos Estudantes de Ensino Superior

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17693

dc.type Text
dc.title Ensino Remoto Emergencial: Pesquisa sobre a Percepção Inicial dos Estudantes de Ensino Superior
dc.description Este artigo trata de uma pesquisa realizada com estudantes do ensino superior, no contexto da pandemia da Covid19, precisamente no momento de transição do ensino presencial para o ensino remoto. A partir das demandas levadas pelos estudantes aos setores que prestam serviço de apoio pedagógico, foi construído um instrumento de pesquisa que objetivou captar a percepção dos estudantes sobre o ensino remoto. O instrumento, estruturado com perguntas fechadas e abertas, e disponibilizado aos estudantes por meio do sistema acadêmico da instituição, em maio de 2020, abordou questões relativas à organização das disciplinas ou unidades curriculares, às condições para o estudo remoto e à adoção de estratégias de estudo e aprendizagem compatíveis com o cenário. Os dados quantitativos foram tratados por análise multivariada de cluster, e os dados qualitativos foram categorizados por análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a pesquisa relativa à percepção dos estudantes da instituição a respeito dos primeiros momentos das atividades remotas orientou decisões colegiadas sobre o ensino e o apoio aos estudantes, de modo a permitir que dificuldades surgidas no cenário de transição fossem sanadas institucionalmente. Contudo, os resultados sugerem que ainda é necessário investimento institucional na formação pedagógica, oferecida tanto a docentes quanto a discentes, no sentido de se fortalecer a aprendizagem de habilidades autorregulatórias que se reflitam no processo de ensino e de aprendizagem no ensino superior.  
dc.creator Michelle Cristine Silva Toti, Amanda Rezende Costa Xavier e Marcos Coelho Bissoli
dc.created 2022-03-16
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17693/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1650
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino Remoto Emergencial
dc.subject Ensino Superior
dc.subject Autorregulação da Aprendizagem
© Canal CECIERJ 2024