Curso de Formação de Professores Tutores: um Enfoque em Competências Pedagógicas e Tecnológicas

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  • Título: Curso de Formação de Professores Tutores: um Enfoque em Competências Pedagógicas e Tecnológicas
  • Autor(es): Jamil Bussade e Arilise Moraes de Almeida Lopes
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 09/02/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1662
  • Código do Recurso: 17698
  • Descrição: A Educação a Distância (EaD) vem possibilitando transformações significativas nas formas de ensinar e aprender, evidenciando a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca do Professor Tutor. Esse profissional normalmente encontra situações que exigem diferentes competências pedagógicas e tecnológicas para que ultrapasse as dificuldades de atuação em EaD. Nesse sentido, a necessidade de formação de professores tutores, com enfoque nas competências pedagógicas e tecnológicas, se faz pulsante nas Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam tal modalidade. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que se buscou apresentar uma proposta aplicada de um curso de formação de professores tutores para EaD, intitulado ?EuTutor?, objetivando o aprimoramento das competências pedagógicas e tecnológicas, e apresentar as percepções dos envolvidos após a realização do curso. As interações e as atividades propostas no curso de formação, a partir de materiais elaborados, foram analisadas por meio da metodologia de Análise de Conteúdo. A pesquisa definiu-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Como resultado, o tempo proposto para o curso no Schoology (Ambiente Virtual de Aprendizagem), foi adequado, assim como o uso e aplicação das ferramentas e ações propostas foram suficientes para identificar reflexões e produções de materiais que indicaram o aprimoramento das competências pedagógicas e tecnológicas dos cursistas, minimizando as dificuldades iniciais levantadas em relação às competências. Considera-se que o curso de formação permitiu direcionar os participantes a reflexões válidas e enriquecedoras, voltadas para uma prática de ensino adequada à modalidade de EaD e às particularidades da função de tutoria.
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