- Título: Os Contextos do Ensino Remoto e Remoto/Presencial sob a Perspectiva dos Alunos do Ensino Médio durante a Pandemia da COVID-19
- Autor(es): Ana Flavia Segati e Rosana Dos Santos Jordão
- Instituição: Fundação CECIERJ
- Tipo: EaD em Foco
- Data: 15/06/2022
- URL:
http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1664
- Código do Recurso: 17699
- Descrição: Devido à pandemia da COVID-19, muitos países adotaram medidas de contenção para frear a disseminação do novo coronavírus, incluindo o fechamento de escolas e de universidades. Como solução imediata, as aulas presenciais foram transferidas do contexto presencial para o virtual, chamado de Ensino Remoto, cuja dinâmica se colocou como um novo desafio para alunos e professores. Nesse cenário, nosso objetivo foi analisar o processo de ensino e aprendizagem nos contextos remoto e remoto/presencial, a partir da percepção de alunos do ensino médio de escolas particulares da cidade de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com cinco alunas de diferentes colégios. Essa coleta ocorreu no início de 2021, momento em que as escolas experimentaram o retorno às aulas presenciais, com estratégias diversificadas para atender aos protocolos sanitários. A análise foi realizada tendo como foco a organização e a infraestrutura das escolas, as estratégias de ensino adotadas, os impactos dessas estratégias em relação à aprendizagem, as relações professor-aluno e o convívio social. Os resultados evidenciaram que entre os anos de 2020 e 2021 houve rearranjos organizacionais com limitações consideráveis para a aprendizagem, não apenas do ponto de vista técnico, mas também pedagógico. Podemos inferir que a tecnologia permitiu a continuidade do processo, mas as suas potencialidades foram subaproveitadas. Concluímos que embora as escolas tenham dado um primeiro passo em direção ao emprego de recursos digitais no ensino, é imprescindível que reformulem seus projetos pedagógicos de modo a integrar de fato as atividades remotas às presenciais.
© Canal CECIERJ 2024