Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17703
dc.type | Text |
dc.title | Análise do Conceito Tecnologia Educacional na Área da Saúde |
dc.description | O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito ?tecnologia educacional? na perspectiva evolucionária de Rodgers. Como metodologia, esta pesquisa foi conduzida por um estudo de natureza descritiva, com abordagem mista. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2020 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante o uso do descritor ?tecnologia educacional?. Foram incluídas produções brasileiras disponíveis na íntegra que faziam parte de cursos da área da saúde. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados, respectivamente, usando estatística descritiva simples e análise lexicográfica com método de similitude no software IRAMUTEQ. A amostragem final contabilizou 107 estudos. O conceito ?tecnologia educacional? foi apresentado em apenas 43 (40,2%) trabalhos e em sua análise conceitual foram encontrados os seguintes vocábulos: processo, aprendizagem, conhecimento, educacional e conjunto. Conceituou-se ?tecnologia educacional? como uma ferramenta planejada e desenvolvida com base em conhecimentos científicos para ser utilizada como material educativo que facilita o processo ensino-aprendizagem, englobando um conjunto de dispositivos - digitais e não digitais ? que buscam envolver discentes e docentes de forma criativa e proativa no processo de ensinar e aprender. Almeja-se favorecer a uniformização no que diz respeito ao uso deste termo por pesquisadores e profissionais educadores. |
dc.creator | Alexandy Michel Dantas Santos, Rayssa Horacio Lopes, Kisna Yasmin Andrade Alves, Lannuzya Veríssimo e Oliveira e Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador |
dc.created | 2022-08-10 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17703/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ciências da Saúde |