Análise do Conceito “Tecnologia Educacional” na Área da Saúde

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17703

dc.type Text
dc.title Análise do Conceito “Tecnologia Educacional” na Área da Saúde
dc.description O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito ?tecnologia educacional? na perspectiva evolucionária de Rodgers. Como metodologia, esta pesquisa foi conduzida por um estudo de natureza descritiva, com abordagem mista. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2020 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante o uso do descritor ?tecnologia educacional?. Foram incluídas produções brasileiras disponíveis na íntegra que faziam parte de cursos da área da saúde. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados, respectivamente, usando estatística descritiva simples e análise lexicográfica com método de similitude no software IRAMUTEQ. A amostragem final contabilizou 107 estudos. O conceito ?tecnologia educacional? foi apresentado em apenas 43 (40,2%) trabalhos e em sua análise conceitual foram encontrados os seguintes vocábulos: processo, aprendizagem, conhecimento, educacional e conjunto. Conceituou-se ?tecnologia educacional? como uma ferramenta planejada e desenvolvida com base em conhecimentos científicos para ser utilizada como material educativo que facilita o processo ensino-aprendizagem, englobando um conjunto de dispositivos - digitais e não digitais ? que buscam envolver discentes e docentes de forma criativa e proativa no processo de ensinar e aprender. Almeja-se favorecer a uniformização no que diz respeito ao uso deste termo por pesquisadores e profissionais educadores. 
dc.creator Alexandy Michel Dantas Santos, Rayssa Horacio Lopes, Kisna Yasmin Andrade Alves, Lannuzya Veríssimo e Oliveira e Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador
dc.created 2022-08-10
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17703/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ciências da Saúde
© Canal CECIERJ 2024