Tendências das Propostas de Gamificação no Moodle: uma Revisão Sistemática

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dc.type Text
dc.title Tendências das Propostas de Gamificação no Moodle: uma Revisão Sistemática
dc.description A gamificação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos e a sua exploração vem despertando o interesse de pesquisadores, professores e alunos em promover um processo de ensino-aprendizagem mais engajador, inclusive em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Diante disso, este trabalho apresenta os resultados da Revisão Sistemática da Literatura (SLR), que analisou 22 artigos, selecionados nas bases da Abed, Google Scholar, IEEExplore e SBC. Os resultados mostraram que os pontos, rankings e emblemas são os elementos mais utilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e entre os aspectos potenciais no processo de ensino-aprendizagem, destacam-se a motivação e o engajamento dos alunos. 
dc.creator Bruno Porto e Vanessa Battestin
dc.created 2022-04-08
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17705/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1682
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Gamificação
dc.subject Moodle
dc.subject Motivação
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