O que a Área de Educação Divulga sobre Qualidade e Inovação na Educação a Distância?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17706

  • Título: O que a Área de Educação Divulga sobre Qualidade e Inovação na Educação a Distância?
  • Autor(es): Giselle Cristina Martins Real, Francielle Priscyla Pott e Regina Farias de Souza
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 13/06/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1683
  • Código do Recurso: 17706
  • Descrição: O artigo explicita resultados de pesquisas que tratam da educação a distância pelo viés do campo educacional, tendo como foco os conceitos de qualidade e de inovação. Essa triangulação é construída pela centralidade que estes temas assumem no contexto educacional, a partir das políticas educacionais em curso. Trata-se de pesquisa do tipo revisão sistemática de literatura, tendo como fonte de pesquisa a base Scielo, considerada a partir de suas dezesseis coleções internacionais e a nacional. Foram encontrados vinte e seis artigos entre 2007 e 2017, sendo vinte sobre qualidade e seis sobre inovação, o que explicita uma preocupação maior do campo com a temática da qualidade. Também ficou evidenciado que dentre as coleções analisadas, o campo educacional brasileiro apresentou maior produção, seguido de África do Sul, Costa Rica, México, Portugal e Cuba. Os trabalhos analisados indicam aspectos que devem ser atendidos para a oferta de cursos com qualidade. Trata-se de indicadores que envolvem três aspectos: i) os insumos educativos iniciais, como: ambiente de aprendizagem, infraestrutura, material didático, sistemas de comunicação, internet, computadores, desenho instrucional do curso; ii) indicadores de processo: gestão acadêmica; formação de equipe multidisciplinar; formas de interação aluno-professor-tutor e aluno-aluno; e iii) processos de avaliação: instrumentos inovadores de avaliação; avaliação do rendimento, taxas de evasão, formas de diagnosticar a satisfação dos alunos. Observa-se a necessidade de pesquisas com foco empírico, em caráter longitudinal e com formação de rede de pesquisadores, como sugestão para que o campo da educação possa ampliar o seu potencial em contribuir com o tema.
© Canal CECIERJ 2024