Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17708
dc.type | Text |
dc.title | Como Ensinar no Ensino Remoto Emergencial: Possibilidades Pedagógicas e Moocs na Formação Continuada de Professores da Educação Superior |
dc.description | A suspensão das atividades presenciais nas universidades brasileiras nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia de COVID 19 impactaram significativamente o ensino superior no estado do Rio de Janeiro. Este estudo de caso aborda os resultados de três cursos online massivos para formação continuada de professores para ensino superior, ofertados durante o ano de 2020 para 3000 cursistas. Os cursos tinham como objetivo a reflexão sobre as mudanças ocorridas na transposição didática das aulas presenciais para o modelo virtual, por meio do uso ensino remoto emergencial. Os resultados demonstram a alta procura e engajamento dos docentes da educação superior por capacitação docente para o planejamento de práticas didáticas com uso ferramentas tecnológicas para o ensino remoto. A maioria dos cursistas eram professores do ensino superior público, atuantes a mais de 10 anos, com formação de pós-graduação. A percepção dos docentes quanto aos impactos deste período sobre a sua prática docente foi que as experiências no ensino remoto os levarão, no futuro, a utilizar mais as tecnologias como suporte ao ensino presencial, apesar de reconhecer que não conheciam o suficiente sobre todas as tecnologias. Os mesmos também relataram aspectos positivos em relação sua presença cognitiva nos ambientes virtuais de aprendizagem dos cursos. Com efeito, a realização dos cursos em formato MOOC apoiou os professores num momento histórico de altas demandas instrumentais e pedagógicas sobre o tema. |
dc.creator | Luciana Boff Turchielo, Daniel Fabio Salvador e Regiane Trigueiro Vicente |
dc.created | 2022-04-25 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17708/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1704 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Formação Continuada |
dc.subject | Educação Superior |
dc.subject | Ensino remoto |
dc.subject | Interação online |