Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17710
dc.type | Text |
dc.title | Educação, TDIC e Saúde no Cenário de Pandemia: Relato de Experiência a partir de um Estágio Docente no Ensino Superior |
dc.description | Este artigo trata-se de um relato de experiência nas atividades da disciplina Tirocínio Docente, do curso de Doutorado em Linguística, de uma Instituição de Ensino Superior, da rede pública do Estado da Bahia. O Estágio Docente se deu no primeiro semestre letivo do ano de 2021, período este marcado pela pandemia associada à COVID-19, no qual foram implementadas medidas restritivas, seguindo as recomendações nacionais e internacionais de segurança sanitária e de proteção humanitária, a fim de combater a propagação do novo coronavírus. Dentre elas, além do isolamento físico, houve a suspensão de aulas presenciais nas universidades bem como nas escolas. Com o fechamento destes locais, a preocupação precípua foi manter as aulas, assim, recorreu-se à modalidade de ensino remoto emergencial. Neste cenário, os professores e alunos experimentaram significativas mudanças que se deram subitamente no processo de ensino-aprendizagem. Uma delas foi o enfrentamento de desafios no que tange às etapas de observação, de planejamento e da prática pedagógica durante o estágio supervisionado, como podemos citar, o distanciamento físico entre alunos e professor. Por isso, neste período que denominaremos de ?novo normal? em que buscamos a reorganização social, como resultados, de modo a preservar a troca de conhecimentos aliada à boa interação entre professor, estagiária e discentes, foi favorável o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), das plataformas virtuais de aprendizagem e das redes sociais, no sentido de contribuir com a formação de pessoas autônomas, críticas e criativas. Por outro lado, houve uma relação desigual de seu uso. |
dc.creator | Marcelle Bittencourt Xavier e Adilson Ventura |
dc.created | 2022-05-18 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17710/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1706 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Educação online |
dc.subject | Tecnologias digitais |
dc.subject | Pandemia |
dc.subject | Saúde |