Educação, TDIC e Saúde no Cenário de Pandemia: Relato de Experiência a partir de um Estágio Docente no Ensino Superior

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17710

dc.type Text
dc.title Educação, TDIC e Saúde no Cenário de Pandemia: Relato de Experiência a partir de um Estágio Docente no Ensino Superior
dc.description Este artigo trata-se de um relato de experiência nas atividades da disciplina Tirocínio Docente, do curso de Doutorado em Linguística, de uma Instituição de Ensino Superior, da rede pública do Estado da Bahia. O Estágio Docente se deu no primeiro semestre letivo do ano de 2021, período este marcado pela pandemia associada à COVID-19, no qual foram implementadas medidas restritivas, seguindo as recomendações nacionais e internacionais de segurança sanitária e de proteção humanitária, a fim de combater a propagação do novo coronavírus. Dentre elas, além do isolamento físico, houve a suspensão de aulas presenciais nas universidades bem como nas escolas. Com o fechamento destes locais, a preocupação precípua foi manter as aulas, assim, recorreu-se à modalidade de ensino remoto emergencial. Neste cenário, os professores e alunos experimentaram significativas mudanças que se deram subitamente no processo de ensino-aprendizagem. Uma delas foi o enfrentamento de desafios no que tange às etapas de observação, de planejamento e da prática pedagógica durante o estágio supervisionado, como podemos citar, o distanciamento físico entre alunos e professor. Por isso, neste período que denominaremos de ?novo normal? em que buscamos a reorganização social, como resultados, de modo a preservar a troca de conhecimentos aliada à boa interação entre professor, estagiária e discentes, foi favorável o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), das plataformas virtuais de aprendizagem e das redes sociais, no sentido de contribuir com a formação de pessoas autônomas, críticas e criativas. Por outro lado, houve uma relação desigual de seu uso.
dc.creator Marcelle Bittencourt Xavier e Adilson Ventura
dc.created 2022-05-18
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17710/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1706
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação online
dc.subject Tecnologias digitais
dc.subject Pandemia
dc.subject Saúde
© Canal CECIERJ 2024