Interação Utilizando Estratégias Didáticas Colaborativas no Ensino Online Emergencial

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17712

  • Título: Interação Utilizando Estratégias Didáticas Colaborativas no Ensino Online Emergencial
  • Autor(es): Flávio Pereira, Luis Paulo Leopoldo Mercado e Cleide Jane de Sá Araújo Costa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 01/07/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1723
  • Código do Recurso: 17712
  • Descrição: Este artigo aborda a importância da aplicação de estratégias didáticas com o uso de aplicativos web para promoção da aprendizagem a partir da interação em ambientes de ensino online (AEO). O objetivo deste estudo foi investigar a interação a partir da utilização de estratégias didáticas como elementos da promoção de conhecimento entre os sujeitos do processo educativo no período de ensino online emergencial (EOE). Apresenta um relato de experiência com o uso do AEOTeams e aplicativos web como o Mentimeter e Cmap Cloud, utilizados na prática pedagógica dos componentes curriculares dos cursos superiores do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Antônio de Jesus (SAJ) durante o EOE. Com base em uma pesquisa webgráfica e a partir de relatos de experiências promovidas com o EOE, os resultados do estudo evidenciaram: a relevância do conhecimento técnico e pedagógico dos aplicativos utilizados nas estratégias didáticas pelo professor, a importante promoção da interação nos momentos síncronos e assíncronos e os benefícios de aprendizagem promovidos na utilização do Mentimeter e Cmap Cloud em conjunto com o Teams.
© Canal CECIERJ 2024