Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17716
dc.type | Text |
dc.title | Avaliação da Percepção dos Alunos e Professores do Curso de Odontologia de uma Universidade Privada sobre o Ensino Remoto em Tempos de Covid-19 |
dc.description | Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou uma ?Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional? ao final do ano de 2019. Devido à Covid-19 estratégias preventivas e limitantes precisaram ser aderidas, como o isolamento e distanciamento social. Este novo problema de saúde pública global que afetou diversas áreas, dentre elas a educação. Diante o exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos professores e alunos do curso de Odontologia de uma universidade privada sobre o ensino em regime remoto. Metodologia: Dois questionários distintos foram disponibilizados para professores e alunos. Os dados foram tabulados e uma análise descritiva foi realizada perante a percepção sobre ensino remoto. Resultados: Cento e quatro alunos e 26 professores responderam os questionários. 76% dos alunos e 100% dos professores responderam que concordavam com o método remoto em época de pandemia. Entretanto, 74% dos alunos e 61,5% dos professores discordam com a implementação de um modelo de ensino híbrido no futuro. 74% dos alunos relataram dificuldade de foco durante aulas remotas, apesar de 74% dos alunos terem considerado o desempenho dos professores como bom ou excelente. 56,7% dos professores e 60,6% dos alunos concordaram com a melhoria do aprendizado com a utilização de ferramentas como o Google Forms® e Kahoot®. Conclusão: alunos e professores se sentiram seguros com o regime de ensino remoto durante a pandemia. Contudo, estima-se que após o período pandêmico, o ensino presencial seja novamente encorajado. |
dc.creator | Camila Paola da Costa Xavier, Liliane Roskamp, Rafaela Martins de Farias, Natanael Henrique Mattos, Isabela Ribeiro Madalena, Erika Calvano Küchler, Maria Carolina Botelho Pires de Campos, Flares Baratto-Filho, Isabela Roskamp Sunye e Camila Paiva Perin |
dc.created | 2022-03-31 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17716/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1751 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Ensino à distância |