Avaliação da Percepção dos Alunos e Professores do Curso de Odontologia de uma Universidade Privada sobre o Ensino Remoto em Tempos de Covid-19

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17716

dc.type Text
dc.title Avaliação da Percepção dos Alunos e Professores do Curso de Odontologia de uma Universidade Privada sobre o Ensino Remoto em Tempos de Covid-19
dc.description Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou uma ?Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional? ao final do ano de 2019. Devido à Covid-19 estratégias preventivas e limitantes precisaram ser aderidas, como o isolamento e distanciamento social.  Este novo problema de saúde pública global que afetou diversas áreas, dentre elas a educação. Diante o exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos professores e alunos do curso de Odontologia de uma universidade privada sobre o ensino em regime remoto. Metodologia: Dois questionários distintos foram disponibilizados para professores e alunos. Os dados foram tabulados e uma análise descritiva foi realizada perante a percepção sobre ensino remoto. Resultados: Cento e quatro alunos e 26 professores responderam os questionários. 76% dos alunos e 100% dos professores responderam que concordavam com o método remoto em época de pandemia. Entretanto, 74% dos alunos e 61,5% dos professores discordam com a implementação de um modelo de ensino híbrido no futuro.  74% dos alunos relataram dificuldade de foco durante aulas remotas, apesar de 74% dos alunos terem considerado o desempenho dos professores como bom ou excelente. 56,7% dos professores e 60,6% dos alunos concordaram com a melhoria do aprendizado com a utilização de ferramentas como o Google Forms® e Kahoot®. Conclusão: alunos e professores se sentiram seguros com o regime de ensino remoto durante a pandemia. Contudo, estima-se que após o período pandêmico, o ensino presencial seja novamente encorajado.
dc.creator Camila Paola da Costa Xavier, Liliane Roskamp, Rafaela Martins de Farias, Natanael Henrique Mattos, Isabela Ribeiro Madalena, Erika Calvano Küchler, Maria Carolina Botelho Pires de Campos, Flares Baratto-Filho, Isabela Roskamp Sunye e Camila Paiva Perin
dc.created 2022-03-31
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17716/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1751
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Ensino à distância
© Canal CECIERJ 2024