Impacto e Influência na Empregabilidade do Egresso de uma Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17719

  • Título: Impacto e Influência na Empregabilidade do Egresso de uma Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância
  • Autor(es): Lívia Maria Galdino Pereira, Mayara Setúbal Oliveira Araújo, Renata Vieira do Nascimento, Vanessa Alves Pereira, Lydia Dayanne Maia Pantoja e Germana Costa Paixão
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 18/10/2022
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1760
  • Código do Recurso: 17719
  • Descrição: As instituições de ensino devem acompanhar a trajetória profissional dos graduados para aferir a eficácia e refletir sobre a implementação de políticas e estratégias de melhoria da qualidade do ensino. Dentro desse contexto, objetivou-se investigar o impacto e a influência na empregabilidade do egresso de um curso de Ciências Biológicas a distância de quatro polos do interior do Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem quali-quantitativa, que usou um questionário semiestruturado com 58 questões. Participaram da pesquisa 77 egressos do universo de 117 que concluíram o curso, sendo a maioria do sexo feminino com idade entre 21 e 58 anos. 65,0% afirmaram que o curso influenciou na conquista do emprego. De 9 docentes ao ingressar no curso, culminou com 42 docentes entre os egressos, especialmente em instituições públicas, entretanto, 64,0% não exercem suas atividades na área de Ciências e Biologia. Para os egressos através do curso foi possível desenvolver habilidades que puderam oportunizá-los a obter um emprego. Por fim, constatou-se que os egressos foram assimilados pelo mercado de trabalho de seus municípios, em especial na função de professor, sendo necessário monitorar o fato da maioria não estar atuando na área de Ciências e Biologia.
© Canal CECIERJ 2024