Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17720
dc.type | Text |
dc.title | O Meu Olhar como Disléxica Frente à Construção do Conhecimento no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD da UECE |
dc.description | O número de alunos com dislexia no ensino superior tem aumentado muito, sendo necessário refletir como se dará essa trajetória acadêmica, considerando que um dos maiores desafios encontrados não é o ingresso ao ensino superior e sim, a permanência do aluno disléxico devido às dificuldades, conflitos e muitas fragilidades na aprendizagem, causando desistência. Diante disso, o presente artigo visa socializar as minhas experiências vivenciadas como aluna com dislexia frente a construção do conhecimento, no curso de Ciências Biológicas, na modalidade EAD da UECE, durante o período de 2018 a 2021. Adotou-se como procedimento metodológico pesquisa de natureza aplicada, descritiva de abordagem qualitativa, através de relatos autobiográficos das experiências vivenciadas através das atividades de ensino e aprendizagem, envolvendo levantamento de potencialidades e dificuldades. Os resultados apontam para os desafios, êxitos e superação em passar no vestibular, o aprimoramento das minhas habilidades de observação e comunicação, melhorando minha socialização com os colegas da turma; como estratégias de ensino adotadas pelos professores, o estímulo da leitura e escrita, fazendo com que viesse a descobrir novas vivências e aprendizados, e o uso de áudios para feedbacks das atividades pelo tutor; como estratégias de estudo, a utilização de programas de computadores que me auxiliaram na produção textual. Concluo que a busca pela superação cotidiana das minhas limitações enquanto disléxica foram determinantes na evolução acadêmica, favorecendo a construção significativa do conhecimento. |
dc.creator | Francisca Hênia Peixoto e Francesca Danielle Gurgel dos Santos |
dc.created | 2022-09-15 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17720/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1765 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |
dc.subject | Dislexia |
dc.subject | Ensino superior |
dc.subject | Educação inclusiva |
dc.subject | Formação de professores |